nucleogeek.com
DBA - Online | (81) 994348790
novembro 11, 2011 por Andre Guímel

Conheça as doenças oculares mais recorrentes nas diversas fases da vida

Conheça as doenças oculares mais recorrentes nas diversas fases da vida
novembro 11, 2011 por Andre Guímel

Do site testedoolhinho.org.br

Doenças Oculares

 

O olho humano pode ser acometido por vícios de refração, erros na captação da luz que impedem que a pessoa enxergue com nitidez. Os mais comuns são: a miopia – a incapacidade de ver objetos ao longe; a hipermetropia – condição em que o olho é menor do que o normal e por isso dificulta a visualização de objetos próximos; astigmatismo – quando existem distorções e foco irregular; e a presbiopia, a popular “vista cansada” – que traz dificuldades para enxergar tanto de longe quanto de perto.

Esses vícios de refração, mesmo a vista cansada que normalmente surge depois dos 40 anos, podem ser corrigidos pelo uso de óculos, lentes de contato ou intervenção cirúrgica. O mesmo não ocorre com as doenças oculares, problemas que exigem diagnóstico e tratamentos específicos. Algumas, se não forem detectadas precocemente a partir do Teste do Olhinho ou dos Testes de Acuidade Visual podem, inclusive, levar à perda da visão.

Infância

Catarata Congênita

A catarata caracteriza-se pela opacificação do cristalino, o que limita a captação de luz pelos olhos e diminui a visão. É uma doença que pode surgir logo no nascimento, por diversos motivos: infecções (rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus, entre outras), hereditariedade ou erros metabólicos e a principal característica são as pupilas esbranquiçadas.

Glaucoma Congênito

O glaucoma congênito é caracterizado pela má formação no sistema de drenagem do humor aquoso que ocorre em recém nascidos e crianças. A criança apresenta lacrimejamento, dificuldade em tolerar a claridade, perda do brilho da região da íris – que passa a aparentar uma coloração mais azulada e opaca – e aumento do volume do globo ocular.

Retinopatia da Prematuridade

É o crescimento desorganizado dos vasos sangüíneos que suprem a retina (camada mais interna do globo dos olhos) do bebê. Esses vasos podem sangrar e, em casos mais sérios, a retina pode descolar e ocasionar a perda da visão. Quanto mais prematuro e menor peso, maior é a possibilidade de surgir alterações na retina que implicam na doença. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica estabeleceu, inclusive, que “todo recém-nascido prematuro com peso menor de 1500g e/ou com idade gestacional menor de 32 semanas, deverá ser encaminhado ao oftalmologista, com um mês de vida”.

Retinoblastoma

É um tumor ocular que atinge a retina. O retinoblastoma é bastante agressivo e pode invadir o nervo óptico e o sistema nervoso central – nesses casos, fatal. Pode também originar tumores secundários em outras partes do organismo. Cerca de 10% dos casos são hereditários e crianças com até 2 anos e meio são as mais atingidas pela doença. E é fundamental diagnosticá-lo o quanto antes por meio do Teste do Olhinho logo após o nascimento ou durante avaliação oftalmológica periódica na infância.

Adolescência

Ceratocone

O ceratocone é um distúrbio que altera a curvatura da córnea e faz com que ela fique ‘pontiaguda’. Pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum entre os 13 e 18 anos, fase em que o corpo passa por mudanças e impulsos de crescimento. A doença é rara, mas encontrada em todas as raças e em várias partes do mundo. A hereditariedade é um fator determinante para o surgimento. O tratamento, em primeira instância, é feito com o uso de lentes de contato especiais que inibem o agravamento da alteração ocular. Nos casos mais graves, é imprescindível o transplante de córnea para recuperar a visão. E mesmo após a cirurgia, a pessoa necessita usar lentes para melhorar a acuidade visual.

Adulto e Idosos

 Catarata

A catarata é a opacificação do cristalino, condição que atrapalhe a entrada de luz nos olhos e acarreta diminuição da visão. As alterações podem levar, desde pequenas distorções visuais, até a cegueira. Tabagismo, doenças metabólicas, traumas oculares e radiações estão entre as principais causas da doença.

 Glaucoma

As imagens são transmitidas ao olho por meio do nervo óptico, uma série de fios capazes de levar a mensagem captada pela visão periférica, lateral e central ao cérebro e assim, fazer com que as pessoas enxerguem. O glaucoma é uma doença que destroi esses ‘fios’ gradativamente e, que por ser indolor, é bastante perigosa. A cegueira completa ocorre quando todo o nervo óptico é danificado.  A causa mais comum para o surgimento do glaucoma é o aumento da pressão intraocular. Por isso, os oftalmologistas recomendam que todos aqueles com mais de 40 anos realizem o teste de pressão ocular anualmente.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI acomete pessoas acima dos 60 anos e afeta a região central da retina, chamada mácula, área dos olhos usada para a leitura e que pode se desgastar com o passar do tempo. Essa condição faz com que a pessoa veja manchas no campo da visão.Pessoas de pele clara e com olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo ou dieta rica em gorduras são fatores de risco para a maior incidência do problema. Para evitar o aparecimento da DMRI, é indicado o uso de óculos de sol contra raios ultravioletas, alimentação balanceada e claro, visitas periódicas ao oftalmologista.

Retinopatia Diabética

Entre os males causados pela diabetes, está a Retinopatia Diabética, na qual os vasos sanguíneos do olho são afetados por hemorragias ou proliferação dos chamados neovasos, que geram, por sua vez, o descolamento na retina. O risco de perder a visão é 25 vezes maior do que nas pessoas que não portam a doença e a doença atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos.

Fonte: OCB, SOB e Oftalmopediatria

Artigo anteriorEUA testam tratamento contra a cegueira com células-troncoPróximo artigo Conjuntivite: Como Evitar

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022

Categorias

  • Nenhuma categoria

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Wisedb

A Wise Database Solutions é uma empresa especializada em consultoria e projetos de Nuvem e banco de dados.

 

Endereço

Rua Guimarães Peixoto, 75 Sala 1303, Empresarial One Way – Tamarineira – Recife PE
(81) 3039-8136
(81) 3036-6577
Seg. - Sex. 8h - 18h

Últimas postagens

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022
Created by NGK 2021
X
Bem vindo a melhor web service
Estamos on-line!
×