nucleogeek.com
DBA - Online | (81) 994348790
janeiro 10, 2018 por Cryah Cryah

Hemorragia subconjuntival – o “derrame nos olhos” – não é grave, mas requer cuidados

Hemorragia subconjuntival – o “derrame nos olhos” – não é grave, mas requer cuidados
janeiro 10, 2018 por Cryah Cryah

Aquela mancha vermelha na parte branca do olho que surge de repente, assusta. Isso acontece quando um dos vasos da conjuntiva (membrana transparente que reveste a parte interna das pálpebras e o branco do olho) se rompe. É mais comum em pessoas com pressão alta, com diabetes ou por microtraumas causados pelo paciente. A hemorragia subconjuntival é popularmente conhecida como “derrame no olho”.

O oftalmologista Luís Fernando Paiva, que atua no Instituto de Olhos Clóvis Paiva, explica que esforços excessivos, como tossir repetidamente ou o movimento de náuseas e vômito, podem causar aumento da pressão venosa, o que também propicia o surgimento dessa hemorragia, por serem movimentos que requerem muita força e podem romper os pequenos vasos do olho.

“A conjuntiva tem muitos vasos, que são pequenos, e quando são rompidos acontece um extravasamento de sangue, que dá uma aparência preocupante para o paciente”, explica o médico. Na maioria das vezes, a situação não é considerada uma emergência, por não interferir na qualidade da visão.

Entretanto, sempre que o quadro aparecer é importante consultar um oftalmologista, numa clínica de olhos com especialistas na área, porque outras alterações podem ser semelhantes a essa hemorragia e apresentar gravidade. Os riscos de rompimento de vasos no olho são mais frequentes em pessoas com um pouco mais de idade, principalmente os hipertensos e diabéticos, por haver fragilidade vascular maior. Ao coçarem o olho, por microtrauma, trauma no travesseiro e oscilação da pressão arterial, podem romper algum vaso causando o extravasamento de sangue na conjuntiva.

Na maioria das vezes não há sintoma. Normalmente, se já existe um quadro de vermelhidão ocular decorrente de outras consequências, como processo inflamatório, ela vem associada com dor e até secreção, no caso de conjuntivite.

Como tratar

A hemorragia subconjuntival não causa danos irreversíveis. Normalmente, a situação se reverte espontaneamente; mesmo se o volume de sangue for grande, é absorvido de forma espontânea.

O Instituto Clóvis Paiva está localizado no bairro da Boa Vista, no Recife, e possui uma unidade no centro de Igarassu, na área norte da Região Metropolitana do Recife.

Artigo anteriorDescolamento da retina: como tratar e como prevenirPróximo artigo Cuidados no uso de maquiagem

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022

Categorias

  • Nenhuma categoria

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Wisedb

A Wise Database Solutions é uma empresa especializada em consultoria e projetos de Nuvem e banco de dados.

 

Endereço

Rua Guimarães Peixoto, 75 Sala 1303, Empresarial One Way – Tamarineira – Recife PE
(81) 3039-8136
(81) 3036-6577
Seg. - Sex. 8h - 18h

Últimas postagens

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022
Created by NGK 2021
X
Bem vindo a melhor web service
Estamos on-line!
×