Do portal:www.jb.com.br/
“Pode acontecer ainda um processo inflamatório crônico na superfície ocular facilitando o aparecimento de pterígio, um tecido carnoso que cresce sobre a córnea, normalmente na área próxima ao nariz, e que pode atrapalhar a visão”, acrescentou.
Os efeitos prejudiciais do sol sobre olhos são cumulativos. Por isso o ideal é lançar mão dos óculos com filtro solar mesmo que você vá apenas até a padaria na esquina de casa. “Quanto maior o tempo de exposição pior, por isso o indicado é não abrir mão do acessório em nenhuma situação e nunca é tarde para começar a se preocupar com esse cuidado”, afirma Lara Murad Bichara.
A olho nu, não dá pra saber se eles oferecem ou não essa proteção aos olhos, pois o filtro que barra os raios solares pode ser colocado em qualquer tipo de lente, mesmo nas transparentes e nas de contato. Na dúvida, leve o seu par ao oculista. Esse tipo de médico costuma ter em seu consultório um aparelho chamado fotômetro que calcula a porcentagem de radiação que é bloqueada. “Mas comprar os óculos em lojas e óticas confiáveis e optar sempre por aqueles que tenham o selo que atesta a presença do filtro contra a radiação ultravioleta é uma boa forma de evitar esse risco”, disse Erika Yasaki.