nucleogeek.com
DBA - Online | (81) 994348790
agosto 9, 2012 por Andre Guímel

Os cuidados com a visão da criança: a primeira consulta ao oftalmologista

Os cuidados com a visão da criança: a primeira consulta ao oftalmologista
agosto 9, 2012 por Andre Guímel
Do site da Revista Crescer
 

Você já levou seu filho ao oftalmologista? Saiba que não é preciso esperar muito para a primeira consulta. Os cuidados com os olhos são fundamentais para o desenvolvimento da criança.
       

O primeiro exame nos olhos da criança é realizado assim que ela nasce. É o chamado teste do olhinho. “São observados a cor pupila (que deve ser preta) e os reflexos da luz. Ou seja, ao acender a luz em um olho, a pupila fecha e o outro olho deve reagir também”, diz Paulo Grueenmacher, oftalmologista do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba.
        Os prematuros, por exemplo, em especial aqueles que nascem com menos de 1,5 kg e vão para o oxigênio, precisam de observação constante do oftalmologista, inclusive 90 dias após a alta do hospital, para avaliar se não há nenhuma alteração da retina.

A primeira consulta

       

Ela deve acontecer no momento em que houver alguma queixa da criança, ou orientação do pediatra, ou como rotina ainda no primeiro ano de vida. “O olho é o órgão que mais se desenvolve nos 12 primeiros meses, e aos 7 anos fica adulto. Por isso, o diagnóstico precoce de qualquer patologia é fundamental”, afirma Paulo. Se o olho for privado de receber nitidez por conta de alguma patologia, dificilmente terá chance de se desenvolver plenamente após essa idade.
       

O especialista ressalta que a criança pequena não precisa contribuir em nada na consulta. “Temos meios para examinar e medir a acuidade visual inclusive do recém-nascido, provocando movimentos oculares por excitação que já diz se a criança enxerga ou não”, diz.
       

Em casa, os pais podem observar se há algum problema com a visão da criança. Segundo Paulo, aquelas que caem muitas vezes possivelmente não têm visão de profundidade, e dificuldade em detalhes pequenos. Os pais podem também fazer um teste simples, oferecendo um brinquedo de que goste tampado um olho primeiro e depois o outro, e observar se ela terá a mesma desenvoltura e coordenação quando um dos olhos está vendado.
       

Os problemas oculares, se não tratados na hora certa, podem levar também a prejuízos àquelas crianças em idade escolar, atrapalhando o aprendizado e o convívio social.

Alterações oculares mais frequentes:

        Estrabismo – um olho fica alinhado e o outro desviado, prejudicando a visão em terceira dimensão;
        Erros de refração – há alteração no grau nos olhos; um pode ser normal e o outro, míope, por exemplo;
        Ambliopia, ou olho preguiçoso – anatomicamente, os olhos são normais, porém um deles não se desenvolveu corretamente — as causas mais freqüentes seriam os erros de refração e o estrabismo, que prejudicam a chegada da imagem nítida no cérebro.

Artigo anteriorSaiba mais sobre o DaltonismoPróximo artigo Alta tecnologia em cirurgias de retina e catarata

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022

Categorias

  • Nenhuma categoria

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Wisedb

A Wise Database Solutions é uma empresa especializada em consultoria e projetos de Nuvem e banco de dados.

 

Endereço

Rua Guimarães Peixoto, 75 Sala 1303, Empresarial One Way – Tamarineira – Recife PE
(81) 3039-8136
(81) 3036-6577
Seg. - Sex. 8h - 18h

Últimas postagens

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022
Created by NGK 2021
X
Bem vindo a melhor web service
Estamos on-line!
×