nucleogeek.com
DBA - Online | (81) 994348790
abril 8, 2014 por Andre Guímel

SILENCIOSO, GLAUCOMA ATINGE 1 MILHÃO DE PESSOAS NO BRASIL

SILENCIOSO, GLAUCOMA ATINGE 1 MILHÃO DE PESSOAS NO BRASIL
abril 8, 2014 por Andre Guímel

Do portal: www.drauziovarella.com.br

 

Há quem não consiga nem mesmo imaginar como seria viver como os 582 mil brasileiros que não conseguem enxergar. Pela importância que damos ao sentido da visão, o que se deduz é que os olhos recebem o devido cuidado, mas segundo uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Sociedade Brasileira do Glaucoma, 1/3 dos brasileiros com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista.

 

Os dados servem para alertar a respeito do glaucoma, uma doença silenciosa que atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos (cerca de 1 milhão de pessoas). O risco de desenvolver a doença chega a triplicar após os 70 anos. Dr. Vital Paulino Costa, presidente da Sociedade Brasileira do Glaucoma e chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp, reforça que ir ao oftalmologista é imprescindível para detectar a doença, já que o glaucoma não causa sintomas. “A única maneira de diagnosticar [o glaucoma] é fazendo o exame de pressão ocular. Caso exista alteração, o médico vai pedir um exame completo, chamado ‘campo visual’. Por isso, incluir uma consulta ao oftalmo nos exames de rotina é fundamental.”

 

O glaucoma é uma doença hereditária progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular, que acaba lesionando o nervo óptico. Em 80% dos casos, se não for tratado, pode evoluir para perda total da visão. Descobri-lo tardiamente também pode ser perigoso. “O paciente pode ter perdido muito do campo visual. Há casos em que a pessoa começa a sentir dificuldade para se locomover. Ela não nota obstáculos no meio do caminho porque a visão já está danificada.”

 

Algumas pessoas merecem atenção redobrada por apresentarem predisposição para a doença: indivíduos acima dos 40 anos, parentes de pacientes com glaucoma, pessoas de etnia negra ou afrodescendentes (a incidência da doença é quatro vezes maior nesse grupo), míopes que utilizam lentes acima de seis graus e diabéticos que já tiveram traumas ou doenças intraoculares.

 

Costa lembra que o excesso de uso de cortisona também pode contribuir para o surgimento da doença, principalmente se a droga for aplicada diretamente nos olhos, pois seu princípio ativo pode diminuir a produção de humor aquoso, líquido incolor responsável por regular a pressão interna do olho.

 

Diagnosticado o glaucoma, o primeiro passo é reduzir a pressão do olho. “Para isso é empregada terapia com colírios. Se não for eficaz, lança-se mão de tratamento com laser. Se mesmo assim não houver melhora,então recorre-se à cirurgia.”

 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), são registrados 2,4 milhões de novos casos anualmente, somando 60 milhões de pessoas em todo o mundo.

Artigo anteriorPerigo para os recém-nascidosPróximo artigo Olhos vermelhos, irritados ou com sensação de ardor? Você pode ser portador da Síndrome dos Olhos Secos

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022

Categorias

  • Nenhuma categoria

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Wisedb

A Wise Database Solutions é uma empresa especializada em consultoria e projetos de Nuvem e banco de dados.

 

Endereço

Rua Guimarães Peixoto, 75 Sala 1303, Empresarial One Way – Tamarineira – Recife PE
(81) 3039-8136
(81) 3036-6577
Seg. - Sex. 8h - 18h

Últimas postagens

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022
Created by NGK 2021
X
Bem vindo a melhor web service
Estamos on-line!
×