nucleogeek.com
DBA - Online | (81) 994348790
fevereiro 10, 2014 por Andre Guímel

Técnicas apontam que a ceratocone atinge mais de 9 milhões de brasileiros

Técnicas apontam que a ceratocone atinge mais de 9 milhões de brasileiros
fevereiro 10, 2014 por Andre Guímel

Do portal: www.d24am.com


Salvador – Técnicas mais sensíveis de diagnóstico, como a tomografia de córnea, apontam uma incidência de ceratocone em cerca de 5% da população brasileira.

 

A doença já foi a maior responsável pela indicação de transplante de córnea. Entretanto, avanços relacionados com a cirurgia refrativa têm possibilitado novas abordagens e uma acentuada redução dessa indicação, aponta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, professor Renato Ambrósio Júnior.

 

As novidades no controle do ceratocone e outras causas de dilatação ou distensão da córnea serão apresentadas durante o 7º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, evento que reunirá especialistas de todo o País na Praia do Forte, em Salvador (BA), de 29 de maio a 1º de junho.

 

Implante de lente intraocular fácica; ablação de superfície personalizada; crosslinking para endurecer a córnea e o implante de anel intracorneano para regularizar são algumas das novas técnicas que permitem o maior controle do avanço do ceratocone. “O transplante de córnea é a última alternativa para casos muito avançados e apresenta altos níveis de sucesso”, apontou o médico.


Tratamento cirúrgico

Nas fases iniciais, óculos e lentes de contato são indicados para melhorar a acuidade visual, mas não freiam o desenvolvimento do ceratocone. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, a cirurgia pode ser indicada mesmo em casos em que o paciente tem boa visão se a progressão da doença estiver evidente.“O objetivo primário da cirurgia não é diminuir o grau, deixar o paciente com boa visão sem óculos, mas possibilitar que não ocorra uma piora na acuidade visual e melhorar a visão, com óculos”, orientou Ambrósio.

 

Segundo o oftalmologista, a abordagem refrativa (correção do grau) deve ser secundária no planejamento da cirurgia, e vai depender de cada caso. “Para tratar o grau é preciso fazer procedimentos mais invasivos e muitas vezes a córnea do paciente com ceratocone não aguenta”, explicou.

 

Durante o 7º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa serão apresentadas, ainda, novidades no tratamento da catarata, inclusive a infantil, o uso de lentes e cirurgias a laser, além de novas técnicas, procedimentos e condutas.

 

Os inscritos para o congresso da SBCII/SBCR também poderão assistir ao V Congresso Brasileiro de Administração em Oftalmologia, realizado no mesmo local pela Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO), presidida pelo médico Flávio Rezende.

Artigo anteriorColírio pode combater miopia, mostra estudoPróximo artigo Tabagismo, cafeína e outros podem influenciar o desenvolvimento do glaucoma

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022

Categorias

  • Nenhuma categoria

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Wisedb

A Wise Database Solutions é uma empresa especializada em consultoria e projetos de Nuvem e banco de dados.

 

Endereço

Rua Guimarães Peixoto, 75 Sala 1303, Empresarial One Way – Tamarineira – Recife PE
(81) 3039-8136
(81) 3036-6577
Seg. - Sex. 8h - 18h

Últimas postagens

Junho violeta alerta sobre ceretoconejunho 8, 2022
Qual o tempo de uso das lentes de contatojunho 6, 2022
Quando o glaucoma pode ser diagnosticadomaio 13, 2022
Created by NGK 2021
X
Bem vindo a melhor web service
Estamos on-line!
×